quinta-feira, 23 de junho de 2011

Não crie expectativas! Não tenha decepções!

Uma das atitudes mais comuns que eu vejo nas pessoas é: o pessimismo. Quando pergunto o por que do excesso desse sentimento a resposta é sempre a mesma. Decepções. De tanto ouvir essa palavra eu decidi analisar onde nasce esse sentimento.
Baseando-me totalmente em pessoas próximas a mim e não entrando em experiências próprias, agora lhes digo o que eu pude observar.
  1. As pessoas criam tantas expectativas por causa de grandes acontecimentos pessoais, que no momentos em que elas deveriam apenas esperar por algo, nasce mais uma vez uma nova expectativa.
  2. Por estarem tão acostumadas a criar expectativas sobre tudo e todos, nasce não apenas a decepção, mas também, a desilusão.
  3. Depois de aflorarem tantas decepções e desilusões acontece  uma transformação que eu acho extremamente perigosa: a desistência de tudo o que demonstra ser difícil de alcançar.
  4. A partir de todos esses acontecimentos, está nascendo pessoas naturalmente pessimistas e com uma facilidade incrível de desistência.
E voltando a colocar aqui experiências pessoais, sinto-me profundamente incomodada de ver que por causa de atitudes erradas que lhes foram ensinadas pela vida e pela convivência, as pessoas perderam a capacidade natural de: lutar! E é exatamente essa capacidade de luta que diferencia quem será grande de quem será pequeno. Porém existem escolhas que são mais difíceis que outras, porém, tudo exige esforço.
Eu acredito profundamente que a vida é determinada pelos pensamentos e atitudes de quem a vive, escolher e não desistir são fatores que transformaram o mundo antigo e que continuam claramente atuais. Se Camões tivesse desistido de escrever sua maior obra "Os Lusíadas" perante a sua descontentação com a sua amada pátria, nós não poderíamos hoje conhecer tamanha genialidade. Enfatizando, eu espero que as pessoas aprendam a deixar de lado suas expectativas, pois ao meu ver, esse sentimento prende quem o mantém dentro de  algum lugar onde a capacidade de enxergar as coisas como elas são simplesmente não existe, e quando isso acontece a desistência bate a porta dessas pessoas e por não terem mais força de vontade, elas abrem a porta e convivem com constantes perdas e acabam tornando-se como supra citado: pessoas pessimistas!
Quem sonha não encontra estrada sem obstáculos, lucidez sem pertubarções, alegria sem aflição. Mas quem sonha voa mais alto, caminha mais longe. Toda pessoa, da infância ao último estágio da vida, precisa SONHAR! (Augusto Cury)

Nenhum comentário:

Postar um comentário